top of page

Edital para projetos de restauração da Mata Atlântica no Rio está com inscrições abertas



O governo do estado do Rio de Janeiro está com edital aberto para projetos de restauração da Mata Atlântica. Instituições sem fins lucrativos podem se inscrever até às 18h do dia 31 de julho, por meio do site do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), gestor operacional da chamada. O objetivo é recuperar uma área de 600 hectares de vegetação nativa em cidades a norte e a leste da Baía de Guanabara, num valor total de R$ 25 milhões. Os projetos deverão cobrir uma área de pelo menos 50 hectares e terão o prazo de 4 anos para serem finalizados.


A área de atuação da chamada se espalha por 9 municípios da Região Metropolitana: Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo e Tanguá. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), como parte do Programa Florestas do Amanhã. Os recursos virão do Fundo da Mata Atlântica, pela compensação paga pela Petrobras por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ).



Região onde os projetos devem atuar e seus níveis de prioridade. Foto: Reprodução/Edital da chamada.


O governo do Rio de Janeiro afirmou, em nota, que o objetivo a longo prazo é aumentar em 10% a cobertura de Mata Atlântica no estado até 2050, passando de 30% para 40% da vegetação original. Esse aumento representaria uma restauração de mais de 440 mil hectares, que têm potencial de absorver quase 160 milhões de toneladas de CO².

Comments


bottom of page