top of page

Calor extremo: como é viver onde faz 50ºC?

O Brasil inicia esta semana entrando na terceira onda de calor de 2025.




Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta segunda-feira (17/2), serão afetados municípios nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, se estendendo, posteriormente, por Goiás e Bahia.


As temperaturas máximas podem superar em mais de 5°C a média climatológica, segundo o Inmet.

No Rio de Janeiro, a sensação térmica passou de 40ºC nesta segunda, e a cidade atingiu o nível 4 de calor pela primeira vez desde que o protocolo municipal de temperaturas extremas foi implementado, em junho do ano passado.


O nível 4 é caracterizado por índices de calor muito alto (40°C a 44°C) com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.


Esses recordes de temperatura mostram que a crise climática não é mais uma preocupação sobre o futuro. Em muitas partes do mundo, ela já começou.


O ano de 2024 foi o mais quente já registrado, segundo o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), da União Europeia. Antes disso, 2023 já havia levado o posto de ano mais quente da história.


Milhões de pessoas estão vivendo em temperaturas extremas, enfrentando uma ameaça crescente de enchentes ou incêndios florestais.


Com informações da bbc


Commenti


bottom of page