.png)
GT- Clima
.jpg)
O Grupo de Trabalho (GT) do Clima da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, coordenado pela deputada federal, tem como objetivo assegurar a agenda de atividades e discussão sobre os temas: Adaptação Climática, Racismo Ambiental, Transição Energética Justa, Perdas e Danos e Mercado de Carbono.
Prioridades do GT
-
Adaptação Climática: monitoramento e incidência em projetos de lei.
-
Racismo Ambiental: atuação em colaboração com o GT Racismo Ambiental e com organizações do movimento negro, trazendo a perspectiva da adaptação climática antirracista e do racismo ambiental para o debate público.
-
Transição Energética Justa: monitoramento e incidência em projetos de lei e mobilização parlamentar contra a exploração de petróleo na Amazônia.
-
Perdas e Danos: monitoramento e incidência em projetos de lei, atuação com o PL dos Deslocados Climáticos (1594/24) e acompanhamento da Comissão Especial sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais.
-
Biodiversidade: monitoramento e incidência no PL 1855/22 - Economia da Biodiversidade.
-
Orçamento: incidência para a destinação de emendas parlamentares para as agendas climáticas.
-
COP30: mobilização de agendas prioritárias no Congresso alinhadas com a ambição climática, acompanhamento de debates sobre a COP no Congresso, promoção de seminários preparatórios para parlamentares que participarão da COP30, além de materiais informativos.
Secretárias Executivas:
Ana Terra - Clima de Eleição
Sarah Darcie - Clima de Eleição
Apoio: Fundação Heinrich Boll

Acompanhe os trabalhos
57ª Legislatura - Atual
Eventos




🔗 Para participar presencialmente, inscreva-se no link:

Documentário Monocultura da Energia, e, na sequência, um debate com lideranças e vozes de comunidades


Esse Seminário tem como objetivo contribuir para o Relatório do Projeto de Lei no Senado. O evento conta com a presença do Ministério do Meio Ambiente, pesquisadores da área, além de membros da sociedade civil e de grupos que são mais afetados pelos eventos climáticos extremos no Brasil.

